Recados, receitas e sugestões...

terça-feira, 20 de abril de 2010

A história do Salaminho.

A história do Salaminho


O mundo maravilhoso dos Salames, salaminhos e entubados.


Conversando com o companheiro William, as voltas com contratos para lá e contratos para cá, o mesmo me confidenciou ter uma certa predileção por um bom salaminho com rodelas de limão para regar uma noitada de um excelente bate-papo acompanhando a boa e única cerveja gelada.


Mas agora vocês devem estar perguntando, o que será que uma morena bronzeada tem a ver com  salaminho ou afins. Aguarde a surpresa no fim da pesquisa. Vá com calma e espere o momento certo.

O salaminho (salamino) ou o salame que consumimos aqui no Brasil, não podem ser comparados aos que são produzidos na Itália. Na América o salame foi reduzido a pré-cortados discos, em sanduíches e pizzas que mal se parece com seu xará italiano.



Salami (Salame) não é uma salsicha específica, é um termo genérico que descreve qualquer tipo de entubado produzido de carne sobretudo a suína. A origem da palavra vem do latim "Salumen", que descreve uma mistura de carnes salgadas. Como muitos outros produtos de porco italiano, o salame tem uma longa história, remontando até mesmo a Roma antiga. Ao longo destes séculos variações regionais, bem como técnicas de preparação foram criando vários tipos dessas salsichas.

Cada tipo de Salami (Salame) torna-se diferente de outro, é por isso que é difícil de descrever um método de produção em geral. No entanto, eles são todos parte da mesma família de entubados de porco e percorrem as mesmas etapas. O salame é diferenciado pela finura da carne moída e cada variedade tem um tipo diferente de consistência de carne, bem como uma mistura de especiarias diferentes. Em sua base, todo salame é feito com carne de porco, podendo agregar ou não especiarias e condimentos que incluem sal, pimentas preta ou vermelha, alho, vinho, maçã, erva-doce e, por algumas vezes, até canela. Alguns conservantes são usados, mas apenas em quantidades permitidas pelas leis de pureza alimentar e alguns salames também podem ser coloridos. Uma vez que estas combinações de carne e tempero são misturados e embalados, naturais ou sintéticas (por salame cozido) , a salsicha é envelhecidos em locais próprios.

Todas as variedades de salames devem compartilhar algumas determinadas características; por exemplo: a carne deve ser bem compactada com uma tonalidade vermelha / rosa, interior salpicado com grãos finos de gordura branca. Muito parecido com outra famosa lingüiça, a mortadela di Bologna, esses entubados não deve separar a gordura da carne, quando cortados.





Tipos de salame

Foram os imigrantes italianos, que em suas tradições trouxeram a arte da confecção do salame. No entanto, a diáspora italiana fez seu salame passar a ser produzido com o que eles encontravam em suas novas moradias. A tradição italiana é na maioria das vezes mantida. Cada região possui inúmeras variedades, mas há alguns que realmente se destacam e devem ser procuradas.

Finocchiona

Salame finocchiona é conhecido pela sua utilização de sementes de erva-doce (Finocchio) em sua mistura de especiarias. Esta variedade é feita com carne de porco finamente tenra e gordura Essa salsicha tem um sabor picante e é servida em fatias grossas. Seu envelhecimento pode levar de três a quatro meses em média.

Prosciutto

 É um produto amadurecido feita a partir de pernas de porco seleccionados, provenientes de suínos tendo pesos variando entre 160 e 180 kg (o chamado "suíno pesado"). Trata-se de forma alongada e em forma de pêra, de cor interna mais ou menos rosado, uniforme e cercado por uma camada de gordura. O aroma é perfumado, o sabor é delicado, ligeiramente salgado, gostoso e saboroso.
Napoletano

Salame Napoletano é semelhante a de pepperoni com o seu pequeno diâmetro, de cor vermelho distintivo e peperoncino picante. No entanto, esta variedade só é feita com carne de porco magra (pepperoni tem carne de porco e carne) e uma menor quantidade de gordura. Este salame não está ligado ao grau de muitas outras variedades, é simplesmente dobrada ao meio e amarrados em cada extremidade. Salami Napoletano é seco envelhecido por pelo menos seis meses e vêm em variedades de diferentes níveis de picante.

Felino

Salame di Felino é originário da região de alimentos ricos em torno de Parma. Esta salsicha seca, é reconhecida por sua forma irregular, acabam sendo um menor que o outro. O salame é envelhecido por três meses, Utiliza as condições climáticas semelhantes as usadas para criar o famoso Prosciutto di Parma. Período de maturação cerca de três meses em local não muito seco. Área de produção: as áreas Felino e montanhosas perto da fronteira com província de Parma.

Cacciatora

Salamini alla Italiani Cacciatora é uma salsicha, que é regulada por região seus ingredientes, bem como suas dimensões. Este salame é produzido em toda a Itália e é reconhecido pelo seu tamanho pequeno, adequado para um caçador (Cacciatora) para caçar com ele, pendurado em seu ombro. Este pequeno salame (salamino) não pode ser maior do que oito centímetros e pesam menos de 300 gramas.

Soppressata

Soppressata di Calabria é um salame com um período de envelhecimento curto, que ainda mantém uma textura macia. Este salame é feito da carne magra da cabeça do porco. A carne é então misturado com toucinho, pimenta, especiarias e vinho. Soppressata então é achatado e atados horizontalmente para formar várias seções. Este salame suave e delicado é cortado em fatias finas e com a mão.

Alguns dos mais renomados salames são os seguintes: Salame Milano (grão extremamente fino), Felino salame (grão médias empresas), o húngaro salame (grão fino e ligeiramente defumado), Napoli salame grão (fina) e suprimiu Veneta (médias grão), e pelo menos cinco tipos, a saber Brianza, Piacentino, Salame di Varzi, Soppressata da Calábria eo salame italiano cacciatora ter sido dado o reconhecimento comunitário DOP.

A arte de servir o Salame

Existem dois tipos básicos de salames ou salaminhos, o Soft ou salame cozido, tais como o Sopressata ou a mortadela, que devem ser servidos em fatias finas para obter o máximo de aroma e o Hard salame, que devido a sua idade ou seca, devem ser cortados de forma grossa o suficiente para ser capaz de ficar com sua borda. Qualquer tipo de salame é excelente como aperitivo, pois torna-se ousado o suficiente para ser servido acompanhado com outros ingredientes ou sozinho.


A dupla de detetives Mortadelo e Salaminho



Existiu uma dupla de atrapalhados espiões que deixou divertidas lembranças na memória de muita "gente grande". E ela era formada pelos inimitáveis Mortadelo e Salaminho.

Os engraçados personagens, criados pelo espanhol Francisco Ibáñez Talavera, nascido em 1936, em Barcelona, eram, inicialmente, uma paródia de Sherlock Holmes e Dr. Watson. Tiveram sua primeira história publicada em 1958, na revista Pulgarcito, da Editorial Bruguera.

Mortadelo e Salaminho são dois agente-secretos da T.I.A (Técnica em Informações Avançadas). A história da dupla começa quando nasce uma criança estranha. Por lembrar muito uma mortadela, seus pais lhe dão o nome de... Mortadelo!

Quando cresce, ele passa a adorar se disfarçar e assustar a todos. Por isso, Mortadelo e sua família são expulsos de onde moram, indo para outra cidade. E neste local nasceu outro garoto complicado. Chamado Salaminho, ele demonstra não ter aptidão para nada que não seja aprontar grandes confusões.

Mortadelo, já um jovem, arruma seu primeiro emprego como assistente do Professor Bactério, que desenvolve um experimento com um novo tipo de tônico capilar. O problema é que deixa Mortadelo completamente careca e revoltado! Quando os dois jovens estão desesperados por um emprego, encontram o anúncio de uma agência que precisa de um chefe e assistente. Ambos mal se encontram pela primeira vez e já saem "na mão", disputando o cargo de chefia, que fica, em definitivo, com Salaminho.

Após falir a agência e destruí-la literalmente, encontram outro classificado: A T.I.A (Técnicos de Informação Avançada) está realizando um vestibular para agente secreto. Embora sejam reprovados em todos testes, como só os dois se apresentaram, conseguem os empregos.

Assim, passam a executar as mais impossíveis missões, sempre fazendo tudo da maneira errada, em meio aos engraçados e originais disfarces usados por Mortadelo, entre eles borboleta, caracol, cavaleiro, polvo, avestruz, ginasta, pescador, músico, árabe, enfim, uma lista que tende ao infinito.

Outro ponto divertido é que não faltam participações famosas nas histórias. Entre outros, o Príncipe Charles e o General Pinochet já deram as caras. Super-heróis também costumam fazer rápidas aparições, como o Super-Homem e Tarzan.

Por tudo isso, os personagens extrapolaram os limites de sua terra natal, e são conhecidos em paises como Finlândia, Itália, Dinamarca, Alemanha e Holanda.

No Brasil, a dupla foi publicada pela RGE (atual Editora Globo), numa coleção mensal que saiu em bancas, primeiro em formato grande e depois em formatinho, e também pela Editora Cedibra, em belíssimos álbuns, que causam acirradas disputas comerciais de colecionadores em sebos e sites de leilões virtuais.

A série Ases do Humor (Magos Del Humor, no original) teve 29 álbuns publicados no Brasil, entre 1969 e 1975. A última edição foi lançada em 1978 (com o título Na Copa 78) e com uma tarja escrita "Especial" na capa. Confira:

1- O Sulfato Atômico;

2- Safári na Avenida;

3- Contra a Quadrinha de Torresmo;

4- Touradas em Madri;

5- O Caso do Bacalhau;

6- Ladrões da Pesada;

7- Contra Xapô, o Pirado;

8- A Máquina do Contratempo;

9- Contra Magin, o Mago;

10- Como Caçar um Quadro;

11- A Caixa das Dez Chaves;

12- A História de Mortadelo e Salaminho;

13- Os Agentes da T.I.A.;

14- O Outro "Eu" do Professor Bactério;

15- Operação Bomba;

16- Os Diamantes da Grã-Duquesa;

17- Os Invasores;

18- O Elixir da Vida;

19- Deu a Louca no Circo;

20- As Máquinas Envenenadas;

21- O Antídoto;

22- Os Monstros;

23- Nas Olimpíadas;

24- Os Inventos do Professor Bactério;

25- Ombro, Armas;

26- A T.I.A. contra a S.O.G.R.A.;

27- Inferno no Zôo;

28- Espiões e Trapalhões;

29- Na Copa 78.

No ano de 1996, a Editora Manole lançou o álbum Mortadelo e Salaminho - Terroristas, número 92 da série espanhola Olé!, com o selo do Gran Premio Salon Del Comics 1994, dedicado ao conjunto de sua obra. Esta edição, com um pouco de sorte, ainda pode ser encontrada em livrarias.

Os personagens continuam fazendo grande sucesso na Espanha, sendo considerados da mesma importância de Tintim ou Asterix. No ano passado, foi lançado por lá o filme La Gran Aventura: Mortadelo y Filemón, que atraiu milhões de pessoas aos cinemas do país.



Pesquisa e consulta:
www.universohq.com/.../museu_mortadelo_salaminho.cfm
pt.wikipedia.org/wiki/Salame

Ah! Vocês devem estar pensando que esqueci do que falei no começo não ? Pois bem, aí vai, seus mentes poluídas, a matéria não era sobre salames e salaminhos, então:




Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário