Recados, receitas e sugestões...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Convite !!!

Recebi de uma amiga e repasso para vocês:





Convite: Simpósio na ANPUH RJ

Caros amigos,

Estou coordenando, junto com a profa. Diana de Souza, do PPG de Memória Social o Simpósio Temático n. 22. Memória e História: diálogos e interfaces no Encontro regional da ANPUH, que ocorrerá na UNIRIO de 19 a 23 de julho.

Gostaria de contar com a participação de todos e solicitar ampla divulgação.


Visitem o site: http://www.encontro 2010.rj.anpuh. org/

Muito obrigada

Márcia Chuva

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Notícia Importante !!!

Recebi de um amigo e estou enviando para vocês.


Prezados Senhores


POR GENTILEZA DIVULGAR!!

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO EM ANTROPOLOGIA

Estão abertas pelo período de um mês após a publicação no DOU, as inscrições para seleção de Professor Adjunto de Antropologia na UFMG.

São três vagas para Antropologia Social e uma vaga para Etnologia Indígena, conforme os editais de 16/04/2010 e 12/04/2010, respectivamente. O concurso incluirá a realização de prova de títulos e a apresentação de um seminário, seguido de argüição oral, sobre um tema entre os listados abaixo, de escolha do/a candidato/a.

Área de Conhecimento:

Antropologia e Antropologia Social

http://www.in. gov.br/imprensa/ visualiza/ index.jsp? jornal=3& pagina=108& data=16/04/ 2010

http://www.in. gov.br/imprensa/ visualiza/ index.jsp? data=16/04/ 2010&jornal= 3&pagina= 109&totalArquivo s=256

Temas do seminário (*):

1. Antropologia da imagem e do som

2. Antropologia da religião

3. Antropologia da ciência e da tecnologia

4. Antropologia do corpo e da saúde

5. Antropologia das populações quilombolas e tradicionais

6. Antropologia política

7. Etnologia Americana

8. Etnologia Africana

9. Etnologia da Arte

10. Antropologia das relações interétnicas

11. Antropologia das sociedades complexas e da modernidade

12. Teoria Antropológica

13. Antropologia e história

14. Patrimônios e laudos antropológicos

15. Antropologia do Simbólico



(*): O(A) candidato(a) deverá escolher um dos temas acima e apresentar um seminário que demonstre domínio da literatura antropológica.


Área de Conhecimento:

Antropologia e Etnologia indígena

http://www.in. gov.br/imprensa/ visualiza/ index.jsp? data=12/04/ 2010&jornal= 3&pagina= 73&totalArquivos =224


http://www.in. gov.br/imprensa/ visualiza/ index.jsp? data=12/04/ 2010&jornal= 3&pagina= 74&totalArquivos =224

Temas do seminário (*):


Políticas e Cosmologias do Contato Interétnico

Parentesco e Socialidade

Xamanismo

Sistemas de troca, reciprocidade e predação

Conhecimentos Tradicionais e Patrimônio Imaterial

Ritual e vida social

Estado, políticas indígenas e indigenismo

Dimensões materiais do socius indígena

Mitologia

Objetivação da cultura e sistemas de subjetivação

Gênero e relações sociais

Grupos indígenas emergentes



(*): O(A) candidato(a) deverá escolher um dos temas acima e apresentar um seminário que demonstre domínio da literatura antropológica com ênfase em etnologia.

Atenciosamente,


Ana Lúcia Mercês

Secretária do Curso

Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Av. Atnônio Carlos, 6.627 - Pampulha

31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil

Tel. + 55 31 3409 5029

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Dia da Baixada Fluminense.



O Dia da Baixada Fluminense.


Você sabia que a Baixada Fluminense tem um dia só para comemorar seu aniversário? Pois é, vou trazer para vocês uma informação que nosso amigo Prof. Gênesis Torres, postou em seu blog. Como surgiu esse dia.

Por iniciativa do PINBA-FEBEF-UERJ (Programa Integrado de Pesquisas e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense), presidido pelo professor Paulo Mainhard e do IPAHB (Instituto de Pesquisas e Análises Históricas e de Ciências Sociais da Baixada Fluminense), presidido pelo Prof. Gênesis Torres e reunidos na UERJ (Caxias), promoveram-se com segmentos da comunidade cultural dois pré-encontros e um encontro final no dia 09 de dezembro de 2000. O objetivo era saber: “Quem é quem no cenário cultural da Baixada Fluminense”. Um encontro, inicialmente despretensioso em relação aos destinos da cultura nesta região, porém, com muita vontade de discutir as dificuldades e ao mesmo tempo manter um elo de ligação entre os diversos grupos culturais. O encontro foi marcado por um grande interesse, pois ali estavam presentes cerca de noventa instituições que de forma direta ou indireta vêm desenvolvendo projetos e iniciativas de caráter cultural na Baixada.


Durante todo o dia (das 08 às 17 horas) os grupos passaram discutindo seus problemas, apresentando-se mutuamente e trocando informações a respeito de seus trabalhos, além das apresentações de “quem era quem”.

Houve uma mesa de debates, com a presença de professores especialistas da UERJ na área da cultura e diversas autoridades municipais da Baixada e do Estado.

Ao final do encontro foi elaborado e aprovado por solicitação daquele Fórum um documento intitulado “Carta Cultural da Baixada Fluminense”. A Carta é um documento-síntese de todas as questões pertinentes às reivindicações levantadas nos debates ocorridos durante o evento. Neste documento os diversos segmentos culturais foram contemplados não só com suas reivindicações, mas também traçaram as aspirações e os caminhos para a valorização do patrimônio histórico e cultural de nosso povo.

Entre os pontos aprovados estava a proposta, encaminhada pelo professor Gelson Pereira Dalvi da UERJ-FEBEF, de se comemorar todos os anos o dia da Baixada Fluminense. Depois de analisar algumas datas o IPAHB (na pessoa do Prof. Gênesis Torres) defendeu a proposta do dia 30 de abril, data de grande significado histórico, pois marcou no ano de 1854 a construção da primeira estrada de ferro construída no Brasil, ligando o Porto da Guia de Pacopaíba na Praia de Mauá a Fragoso, numa extensão de 14.5 km. Historicamente, foi exatamente a ferrovia que decidiu os novos traçados de ocupação urbana desse imenso território e arremessou esta região definitivamente como área importante entre o litoral e o interior do Brasil, ainda no século XIX. A ferrovia virou ícone de progresso.

As comemorações que ocorreram a partir de 2001 sempre foram marcadas por muitos eventos em vários municípios como São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu. A comunidade cultural tem dado a sua colaboração, dedicando um dia de seu trabalho para o engrandecimento do evento como uma ação de graças por esta terra.

Destacamos também a nobre iniciativa dos Deputados Chico Alencar, Manuel Rosa, Alexandro Calazans, Artur Messias, Dica, Andréia Zito e José Távora, em ter transformado em Lei (o 30 de abril) pelo Projeto de nº 2233/2001 e aprovada em plenário no dia 9 de abril de 2002. Diz ainda a lei que o dia da Baixada Fluminense será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região. Esperamos a mesma iniciativa das Câmaras Municipais dos Municípios que compõem esta região.

In: genesisptorres.blogspot.com


Veja a programação para esse ano.





Dia 27 de abril, 3ª feira:


08h - Palestra sobre “História da Baixada


Prof. Gênesis Torres (IPAHB)


09:30h - Mesa com o tema “Ações educativas pela Baixada


CRPH, Centro de Memória e Ong Onda Verde




Dia 28 de abril, 4ª feira:


19h - Mesa com o tema “ O que a Baixada tem para comemorar?”


SEPE/Caxias, Subsecretário de Estado da Baixada e Fórum Cultural da


Baixada Fluminense






Dia 29 de abril, 5ª feira:


09h - Apresentação do documentário “ Praça do Pacificador’’


15h - Grupo de Teatro de Paracambi.


18h - Exibição do filme : “ Nunca fui mas me disseram”, seguido de


debate sobre o filme.


19:30h - Movimento APA FUNK.




Local: Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ)


R. General Manoel Rabelo, s/n. Vila São Luís - Duque de Caxias - RJ


Telefone: (21) 3651-8278

terça-feira, 20 de abril de 2010

A história do Salaminho.

A história do Salaminho


O mundo maravilhoso dos Salames, salaminhos e entubados.


Conversando com o companheiro William, as voltas com contratos para lá e contratos para cá, o mesmo me confidenciou ter uma certa predileção por um bom salaminho com rodelas de limão para regar uma noitada de um excelente bate-papo acompanhando a boa e única cerveja gelada.


Mas agora vocês devem estar perguntando, o que será que uma morena bronzeada tem a ver com  salaminho ou afins. Aguarde a surpresa no fim da pesquisa. Vá com calma e espere o momento certo.

O salaminho (salamino) ou o salame que consumimos aqui no Brasil, não podem ser comparados aos que são produzidos na Itália. Na América o salame foi reduzido a pré-cortados discos, em sanduíches e pizzas que mal se parece com seu xará italiano.



Salami (Salame) não é uma salsicha específica, é um termo genérico que descreve qualquer tipo de entubado produzido de carne sobretudo a suína. A origem da palavra vem do latim "Salumen", que descreve uma mistura de carnes salgadas. Como muitos outros produtos de porco italiano, o salame tem uma longa história, remontando até mesmo a Roma antiga. Ao longo destes séculos variações regionais, bem como técnicas de preparação foram criando vários tipos dessas salsichas.

Cada tipo de Salami (Salame) torna-se diferente de outro, é por isso que é difícil de descrever um método de produção em geral. No entanto, eles são todos parte da mesma família de entubados de porco e percorrem as mesmas etapas. O salame é diferenciado pela finura da carne moída e cada variedade tem um tipo diferente de consistência de carne, bem como uma mistura de especiarias diferentes. Em sua base, todo salame é feito com carne de porco, podendo agregar ou não especiarias e condimentos que incluem sal, pimentas preta ou vermelha, alho, vinho, maçã, erva-doce e, por algumas vezes, até canela. Alguns conservantes são usados, mas apenas em quantidades permitidas pelas leis de pureza alimentar e alguns salames também podem ser coloridos. Uma vez que estas combinações de carne e tempero são misturados e embalados, naturais ou sintéticas (por salame cozido) , a salsicha é envelhecidos em locais próprios.

Todas as variedades de salames devem compartilhar algumas determinadas características; por exemplo: a carne deve ser bem compactada com uma tonalidade vermelha / rosa, interior salpicado com grãos finos de gordura branca. Muito parecido com outra famosa lingüiça, a mortadela di Bologna, esses entubados não deve separar a gordura da carne, quando cortados.





Tipos de salame

Foram os imigrantes italianos, que em suas tradições trouxeram a arte da confecção do salame. No entanto, a diáspora italiana fez seu salame passar a ser produzido com o que eles encontravam em suas novas moradias. A tradição italiana é na maioria das vezes mantida. Cada região possui inúmeras variedades, mas há alguns que realmente se destacam e devem ser procuradas.

Finocchiona

Salame finocchiona é conhecido pela sua utilização de sementes de erva-doce (Finocchio) em sua mistura de especiarias. Esta variedade é feita com carne de porco finamente tenra e gordura Essa salsicha tem um sabor picante e é servida em fatias grossas. Seu envelhecimento pode levar de três a quatro meses em média.

Prosciutto

 É um produto amadurecido feita a partir de pernas de porco seleccionados, provenientes de suínos tendo pesos variando entre 160 e 180 kg (o chamado "suíno pesado"). Trata-se de forma alongada e em forma de pêra, de cor interna mais ou menos rosado, uniforme e cercado por uma camada de gordura. O aroma é perfumado, o sabor é delicado, ligeiramente salgado, gostoso e saboroso.
Napoletano

Salame Napoletano é semelhante a de pepperoni com o seu pequeno diâmetro, de cor vermelho distintivo e peperoncino picante. No entanto, esta variedade só é feita com carne de porco magra (pepperoni tem carne de porco e carne) e uma menor quantidade de gordura. Este salame não está ligado ao grau de muitas outras variedades, é simplesmente dobrada ao meio e amarrados em cada extremidade. Salami Napoletano é seco envelhecido por pelo menos seis meses e vêm em variedades de diferentes níveis de picante.

Felino

Salame di Felino é originário da região de alimentos ricos em torno de Parma. Esta salsicha seca, é reconhecida por sua forma irregular, acabam sendo um menor que o outro. O salame é envelhecido por três meses, Utiliza as condições climáticas semelhantes as usadas para criar o famoso Prosciutto di Parma. Período de maturação cerca de três meses em local não muito seco. Área de produção: as áreas Felino e montanhosas perto da fronteira com província de Parma.

Cacciatora

Salamini alla Italiani Cacciatora é uma salsicha, que é regulada por região seus ingredientes, bem como suas dimensões. Este salame é produzido em toda a Itália e é reconhecido pelo seu tamanho pequeno, adequado para um caçador (Cacciatora) para caçar com ele, pendurado em seu ombro. Este pequeno salame (salamino) não pode ser maior do que oito centímetros e pesam menos de 300 gramas.

Soppressata

Soppressata di Calabria é um salame com um período de envelhecimento curto, que ainda mantém uma textura macia. Este salame é feito da carne magra da cabeça do porco. A carne é então misturado com toucinho, pimenta, especiarias e vinho. Soppressata então é achatado e atados horizontalmente para formar várias seções. Este salame suave e delicado é cortado em fatias finas e com a mão.

Alguns dos mais renomados salames são os seguintes: Salame Milano (grão extremamente fino), Felino salame (grão médias empresas), o húngaro salame (grão fino e ligeiramente defumado), Napoli salame grão (fina) e suprimiu Veneta (médias grão), e pelo menos cinco tipos, a saber Brianza, Piacentino, Salame di Varzi, Soppressata da Calábria eo salame italiano cacciatora ter sido dado o reconhecimento comunitário DOP.

A arte de servir o Salame

Existem dois tipos básicos de salames ou salaminhos, o Soft ou salame cozido, tais como o Sopressata ou a mortadela, que devem ser servidos em fatias finas para obter o máximo de aroma e o Hard salame, que devido a sua idade ou seca, devem ser cortados de forma grossa o suficiente para ser capaz de ficar com sua borda. Qualquer tipo de salame é excelente como aperitivo, pois torna-se ousado o suficiente para ser servido acompanhado com outros ingredientes ou sozinho.


A dupla de detetives Mortadelo e Salaminho



Existiu uma dupla de atrapalhados espiões que deixou divertidas lembranças na memória de muita "gente grande". E ela era formada pelos inimitáveis Mortadelo e Salaminho.

Os engraçados personagens, criados pelo espanhol Francisco Ibáñez Talavera, nascido em 1936, em Barcelona, eram, inicialmente, uma paródia de Sherlock Holmes e Dr. Watson. Tiveram sua primeira história publicada em 1958, na revista Pulgarcito, da Editorial Bruguera.

Mortadelo e Salaminho são dois agente-secretos da T.I.A (Técnica em Informações Avançadas). A história da dupla começa quando nasce uma criança estranha. Por lembrar muito uma mortadela, seus pais lhe dão o nome de... Mortadelo!

Quando cresce, ele passa a adorar se disfarçar e assustar a todos. Por isso, Mortadelo e sua família são expulsos de onde moram, indo para outra cidade. E neste local nasceu outro garoto complicado. Chamado Salaminho, ele demonstra não ter aptidão para nada que não seja aprontar grandes confusões.

Mortadelo, já um jovem, arruma seu primeiro emprego como assistente do Professor Bactério, que desenvolve um experimento com um novo tipo de tônico capilar. O problema é que deixa Mortadelo completamente careca e revoltado! Quando os dois jovens estão desesperados por um emprego, encontram o anúncio de uma agência que precisa de um chefe e assistente. Ambos mal se encontram pela primeira vez e já saem "na mão", disputando o cargo de chefia, que fica, em definitivo, com Salaminho.

Após falir a agência e destruí-la literalmente, encontram outro classificado: A T.I.A (Técnicos de Informação Avançada) está realizando um vestibular para agente secreto. Embora sejam reprovados em todos testes, como só os dois se apresentaram, conseguem os empregos.

Assim, passam a executar as mais impossíveis missões, sempre fazendo tudo da maneira errada, em meio aos engraçados e originais disfarces usados por Mortadelo, entre eles borboleta, caracol, cavaleiro, polvo, avestruz, ginasta, pescador, músico, árabe, enfim, uma lista que tende ao infinito.

Outro ponto divertido é que não faltam participações famosas nas histórias. Entre outros, o Príncipe Charles e o General Pinochet já deram as caras. Super-heróis também costumam fazer rápidas aparições, como o Super-Homem e Tarzan.

Por tudo isso, os personagens extrapolaram os limites de sua terra natal, e são conhecidos em paises como Finlândia, Itália, Dinamarca, Alemanha e Holanda.

No Brasil, a dupla foi publicada pela RGE (atual Editora Globo), numa coleção mensal que saiu em bancas, primeiro em formato grande e depois em formatinho, e também pela Editora Cedibra, em belíssimos álbuns, que causam acirradas disputas comerciais de colecionadores em sebos e sites de leilões virtuais.

A série Ases do Humor (Magos Del Humor, no original) teve 29 álbuns publicados no Brasil, entre 1969 e 1975. A última edição foi lançada em 1978 (com o título Na Copa 78) e com uma tarja escrita "Especial" na capa. Confira:

1- O Sulfato Atômico;

2- Safári na Avenida;

3- Contra a Quadrinha de Torresmo;

4- Touradas em Madri;

5- O Caso do Bacalhau;

6- Ladrões da Pesada;

7- Contra Xapô, o Pirado;

8- A Máquina do Contratempo;

9- Contra Magin, o Mago;

10- Como Caçar um Quadro;

11- A Caixa das Dez Chaves;

12- A História de Mortadelo e Salaminho;

13- Os Agentes da T.I.A.;

14- O Outro "Eu" do Professor Bactério;

15- Operação Bomba;

16- Os Diamantes da Grã-Duquesa;

17- Os Invasores;

18- O Elixir da Vida;

19- Deu a Louca no Circo;

20- As Máquinas Envenenadas;

21- O Antídoto;

22- Os Monstros;

23- Nas Olimpíadas;

24- Os Inventos do Professor Bactério;

25- Ombro, Armas;

26- A T.I.A. contra a S.O.G.R.A.;

27- Inferno no Zôo;

28- Espiões e Trapalhões;

29- Na Copa 78.

No ano de 1996, a Editora Manole lançou o álbum Mortadelo e Salaminho - Terroristas, número 92 da série espanhola Olé!, com o selo do Gran Premio Salon Del Comics 1994, dedicado ao conjunto de sua obra. Esta edição, com um pouco de sorte, ainda pode ser encontrada em livrarias.

Os personagens continuam fazendo grande sucesso na Espanha, sendo considerados da mesma importância de Tintim ou Asterix. No ano passado, foi lançado por lá o filme La Gran Aventura: Mortadelo y Filemón, que atraiu milhões de pessoas aos cinemas do país.



Pesquisa e consulta:
www.universohq.com/.../museu_mortadelo_salaminho.cfm
pt.wikipedia.org/wiki/Salame

Ah! Vocês devem estar pensando que esqueci do que falei no começo não ? Pois bem, aí vai, seus mentes poluídas, a matéria não era sobre salames e salaminhos, então:




Até a próxima.

domingo, 11 de abril de 2010

Notícia Importante !!!!

Seleção de professor horista para História Medieval e Filosofia 2 (Rio)


A Escola Superior de Ciências Sociais CPDOC/FGV informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor horista para a disciplina História da Idade Média, a ser ministrada no segundo semestre letivo do ano de 2010. Os candidatos deverão apresentar experiência docente ou de pesquisa na área de concentração História da Idade Média do Ocidente e comprovante de titulação acadêmica (mestrado ou doutorado). Os interessados deverão enviar um breve memorial acadêmico acompanhado de currículo e de uma proposta de programa/bibliografia para o curso em questão - prevendo a programação diária de atividades acadêmicas (28 sessões de 1h50). Veja mais em:

http://cpdoc.fgv.br/noticias/avisos/042010_selecaoprofessorhorista1

A Escola Superior de Ciências Sociais / CPDOC/FGV informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor horista para a disciplina Filosofia 2, a ser ministrada no segundo semestre letivo do ano de 2010. Os candidatos deverão apresentar experiência docente e comprovante de titulação acadêmica (mestrado ou doutorado). Os interessados deverão enviar um breve memorial acadêmico acompanhado de currículo e de uma proposta de programa/bibliografia para o curso em questão - prevendo a programação diária de atividades acadêmicas (28 sessões de 1:50h). Veja mais em:

http://cpdoc.fgv.br/noticias/avisos/042010_selecaoprofessorhorista2

As inscrições devem ser enviadas (até a data de 07/05/2010) para o endereço eletrônico gradcshist@fgv.br

Notícia importante !!!!

Recebi por e-mail de um companheiro no dia 07 de Abril de 2010:

SEPERJ


Sindicato Estadual dos

Profissionais de Educação do RJ.

BOLETIM INFORMATIVO

Terça-feira, 06 2010f Abril 2010f 2010 - 18h01m

Assembléia da rede estadual decide parar novamente por 24 horas no dia 28 de abril

No dia 31 de março, a rede estadual lançou a campanha salarial 2010, com passeata no Centro do Rio e assembléia geral na ABI que decidiu o índice de reajuste emergencial que será reivindicado pela categoria na campanha: 48% de reposição emergencial das perdas salariais dos últimos anos.

Em assembléia realizada no auditório da ABI, no dia 07 de abril, os profissionais da rede estadual decidiram fazer uma nova paralisação de 24 horas no próximo dia 28 de abril. Ainda para este mesmo dia, a categoria deliberou por um indicativo de ato conjunto com o funcionalismo estadual nas escadarias da Alerj, que o Sepe tentará construir com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE), simultâneo ao acompanhamento da audiência pública na Comissão de Educação, que tratará da questão dos funcionários administrativos da rede estadual.

A partir das 14h, a categoria realizará uma assembléia geral (local a confirmar). A assembléia do dia 08 de abril também definiu que a reivindicação emergencial de reposição de perdas salariais terá o índice de reajuste de 48%, tendo como justificativa o fato de que, no começo do atual mandato do governador Sérgio Cabral, as perdas previstas estavam em 60% e que, descontados de 12% (da soma dos únicos dois reajustes concedidos (4% + 8% parcelados) sobram 48%. Este índice também será reivindicado pelos profissionais das FAETEC.

domingo, 4 de abril de 2010

Frango à Passarinho

Frango à Passarinho



Seguindo  a nossa seleção de petiscos, hoje postaremos para nossos amigos um breve relato da origem do Frango à Passarinho, sugestão solicitada pela amiga Luana Gomes. O Frango à passarinho é uma comida típica do Brasil. No entanto tem-se a remota desconfiança que tenha surgido no Sudeste, mais precisamente no Rio de Janeiro. Muito se tem falado não sobre  sua origem e sim, qual seria a melhor maneira de apreciá-lo, com as mãos ou usando talheres. Não há quem duvide que comer frango à passarinho sem usar os talheres é bem mais fácil.

O frango que encontramos nos mais variados bares, restaurante e botequins, consiste em vários cortes pequenos de frango, geralmente da asa, cortada em partes. Estes pedaços são fritos em óleo quente, sob imersão.

O frango à passarinho e o galeto são os pratos que causam mais saias justas na hora de comer. Sempre bate aquela dúvida: com a mão ou com o talher? Por isso, não é difícil presenciar cenas divertidas de comensais que exercitam sua habilidade ao máximo para degustar asinha de frango com garfo e faca.

Para facilitar a vida dos clientes, a Galeteria Via Dei Galli, no Castelo, passou a disponibilizar luvas de plástico. A idéia, segundo o gerente José Erivan de Oliveira Caetano, surgiu poucos meses após a abertura da casa, há nove anos. “Na época, o slogan era: ‘Venha comer o verdadeiro galeto ao primo canto com a mão’”, conta.

De acordo com ele, pela tradição gaúcha, o galeto deve ser pego com a mão. A luva foi uma adaptação feita em Campinas para difundir o costume por aqui.

E a iniciativa tornou-se um sucesso. Caetano diz que a maior parte dos clientes aderiu ao uso das luvas. “E nós sentimos que o aproveitamento da carne do galeto aumentou”, observa.

Muitas receitas ainda levam um molho alho e óleo por cima do frango já frito. Este molho é composto de alho torrado e bastante azeite. Outras incluem, além do alho e óleo, um pouco de salsinha para embelezar o prato e acentuar o sabor.

Frango à Passarinho simples com salsinha

Ingredientes:

• 1 frango (cerca de 1 kg e meio), em pedaços pequenos

• 3 cubinhos de caldo de galinha;

• Óleo para fritar;

• 1/2 xícara (chá) de salsa picadinha.

Modo de preparar:

1. Tempere o frango com o caldo de galinha, dissolvido em duas colheres de água fervente.

2. Deixe tomar gosto por duas horas.

3. Frite o frango em bastante óleo, até dourar de todos os lados.

4. Escorra em papel absorvente.

5. Polvilhe com salsa.

Frango à Passarinho na Cerveja

Ihgredientes:

500g de peito de frango

2 colheres de sopa de mostarda

suco de 2 limões

1 lata de cerveja

2 dentes de alho

óleo suficiente para fritar

Modo de preparar:

Corte o frango em cubos,

tempere-o com o suco de limão, a mostarda e sal a

gosto. Acrescente a cerveja e deixe descansar por

aproximadamente 1 hora.

Obs. Não tampe o recipiente.

Descasque e esmague as cabeças de alho e coloque-as no

óleo. Espero o óleo esquentar e frite os cubos.


Pesquisa e consulta:

http://www.amesa.com.br/
http://www.suareceita.com.br/
www.br.answers.yahoo.com/question/index
pt.wikipedia.org/wiki/Frango_à_passarinho