Recados, receitas e sugestões...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A história do Camarão.

         
          Ainda, pagando minhas dívidas, dessa vez trago a história de um petisco que foi solicitado pela amiga Claudinha, a mesma me confidenciou gostar de degustar um bom prato de camarões fritos, enquanto proseia com amigos. Sendo assim segue o que pôde ser encontrado.


História do Camarão.




          O termo camarão (do latim cammārus, caranguejo do mar, camarão, lagostim, derivado do grego kámmaros, ou kámmoros) é a designação comum a diversos crustáceos da ordem dos decápodes, podendo ser marinhos ou de água doce. Os camarões constituem esplendido alimento, rico em proteínas e sais minerais. Possuem também certa percentagem de iodo.
          O camarão-verdadeiro (Penaeus brasiliensis) é de cor cinza-clara, sendo espécie muito freqüente entre nós. A fecundação dos camarões é externa, o macho fecunda os óvulos após a postura e os ovos são mantidos entre as pernas abdominais da fêmea, durante todo o período da incubação. Algumas espécies são conhecidas: O Camarão-Rosa (Penaeus brasiliensis) trata-se de um camarão de cor vermelha-escura, com pontuação de cor ainda mais carregada. Chega a alcançar 18 centímetros de comprimento e é também chamado de camarão-branco ou vila-franca. O Camarão-Sete-Barbas (Xyphopenaeus krogeri), camarão que mede de 7 a 8 centímetros de comprimento. É erroneamente, chamado de "sete barbas", pois tem apenas 6, sendo chamado na França "sixbarbes".
          Encontrado em mares, junto das costas marítimas, nos leitos lamacentos dos riachos, rios e lagoas, bem como nos alagados deixados pelas marés. Geralmente habita o fundo e nada para frente com o auxílio dos pés abdominais, mas quando amedrontado, move-se rapidamente para trás. Existem camarões que se especializaram em limpar brânquias de peixes, removendo ectoparasitas e detritos, que usam como alimento.

          No século 7, camarão e outros frutos do mar compôs a maioria da dieta dos chineses, e ainda o faz hoje.


          Em 1280, Marco Polo comentou sobre a abundância de frutos do mar em mercados chineses, incluindo o camarão. Tem-se notícias de informações sobre a cultura do camarão também no século 17, onde os moradores pantaneiros da Louisiana utilizavam um cercado de até 2.000 metros de circunferência para pegar o crustáceo.

          O camarão é utilizado em praticamente todo tipo de prato, caldos, sopas, massas, recheios, pastéis, fritos e outros pratos mais sofisticados, tais como bobó e vatapá, pratos característicos da cozinha baiana.

          Seguem algumas receitas entre elas o tradicional Bobó, do vatapá e o camarão frito, pedido da amiga Claudia e motivo pelo qual chegamos a essa história.

Bobó.


          É um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia, de origem africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito de mandioca, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dendê, pimenta, sal e um pouco de camarão seco. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.

          O bobó de inhame e o de vinagreira são os mais antigos, preparados desde o século XVII. Depois, foram sendo sofisticados com o acréscimo, à massa básica, de frutos do mar (camarão fresco, caranguejo desfiado, mexilhão, bacalhau, etc.), previamente refogados.

          O atual bobó de camarão, prato de renome, também tem, entre seus ingredientes mandioca e leite de coco.

 Bobó de Camarão carioca.


 

Ingredientes:




1 quilo de camarões com casca


1 quilo de aipim (mandioca) cozida


2 cebolas grandes picadas


1/2 molho de coentro


300 g de molho de tomate


sal à gosto


azeite de oliva quanto baste.



Modo de fazer:




Leve o camarão ao fogo com um pouco de sal, sem acrescentar água, numa panela grande. Espere ficar vermelho e a água (que escorre naturalmente do camarão secar). Feito isso, descasque os camarões (guarde as cabeças para preparar um bom caldo). Leve uma cebola ao fogo para refogar com um pouco de azeite, junte as cabeças de camarão e um litro de água. Depois de apurar, passe por uma peneira e reserve o caldo.

Refogue a outra cebola em azeite, junte os camarões e o molho de tomate, espere apurar. Bata o aipim no liquidificador (aos poucos) com o caldo reservado (se necessário junte mais água).Junte o aipim batido aos camarões na panela e espere ferver bem e apurar o sabor. Prove o sal e acrescente o coentro picado e mais azeite. Se gostar junte 100 ml de leite de coco. Sirva com arroz branco.




Bobó de camarão diferente.


Para 4-6 porções


Ingredientes:



700g camarão médio


700g mandioca, limpa e sem casca, cortada em pedaços


½ cebola grande partida ao meio, em pedaços


1 cenoura picada


4 colheres (sopa) de azeite


2-3 dentes de alho picadinhos


½ cebola grande picadinha


1 pimentão vermelho picadinho (sem sementes nem pele)


400g de tomates sem pele e sem semente


1 colher (chá) de pimenta vermelha picada sem sementes


200ml de leite de coco


sal a gosto


1 xícara (chá) salsinha picadinha.




Modo de Fazer:



Lave bem os camarões, retire as cascas e as cabeças e os rabinhos e reserve.


Em uma panela com 2 litros de água, coloque as cascas, cabeças e rabinhos para ferver, em fogo baixinho, por 1 hora. Apague o fogo, coe o caldo e jogue fora o que ficou na peneira.


Nesta mesma panela, coloque o caldo de camarões, a mandioca em pedaços, a cebola, a cenoura e deixe ferver, cozinhando em fogo baixo até a mandioca ficar macia. Junte água fervendo se necessário.


Retire a mandioca, e coe o caldo que se formou na panela.


Bata no liquidificador metade da mandioca com 1 xícara (chá) do caldo morno, até obter um mingau grosso. Junte mais caldo se ficar difícil de liquidificar.


Pique a outra metade da mandioca e reserve.


Em uma panela (a mesma que foi utilizada para ferver a mandioca...) coloque 2 colheres de azeite e o alho, deixando refogar um pouco e junte os camarões, misturando por 2 minutos, retire para um refratário e reserve. Na mesma panela, coloque o final do azeite e junte a cebola picadinha e o pimentão, tempere com um tantinho de sal e deixe refogar. Adicione então o tomate, a mandioca batida, a picada reservada, a pimenta e o leite de coco. Deixe ferver bem, em fogo baixo, até formar um molho grosso e saboroso, mexendo de vez em quando; junte os camarões, e deixe mais um pouco no fogo até os camarões ficarem cozidos - mas não deixe que fiquem duros...! Verifique o sal, junte a salsinha e sirva imediatamente.



Vatapá.




Ingredientes:




70g de camarão seco defumado


250g de postas de peixe branco


½cebola cortada em rodelas


1tomate sem pele cortado em cubos


2colheres (chá) de coentro empPó


½xícara (chá) de pimentão verde


1colher (chá) de pimenta calabresa em flocos


20mL de suco de limão


3colheres (sopa) de azeite de dendê


½xícara (chá) de castanha de caju torrada


½xícara (chá) de amendoim descascado


1colher (chá) de gengibre ralado


2unidades de pão de forma sem casca


½xícara (chá) de leite de coco


½xícara (chá) de água


sal e pimenta do reino preta a gosto






Modo de Fazer:




Deixe o camarão de molho até dessalgar


Torre o amendoim e retire a pele


Tempere as postas de peixe com sal e pimenta do reino e reserve


Em outra panela, refogue a cebola, o tomate, o coentro em pó e o pimentão na metade do azeite de dendê


Acrescente as postas por cima do refogado e deixe cozinhar por mais 5 minutos


Em seguida, salpique com pimenta calabresa


Regue com suco de limão e a outra metade do azeite de dendê


Tampe a panela, leve ao fogo médio e cozinhe até que fique macio


Retire do fogo e separe as postas do molho


Corte as postas em pedaços pequenos e reserve


Misture ao molho o camarão seco, a castanha de caju, o amendoim e o gengibre


Coloque no processador sem moer muito.




Filé de peixe com molho de camarão.









1 kilo do peixe da sua preferência


2 limões


sal a gosto


2 dentes de alho


2 cebolas médias


2 colheres de sopa de coentro (opcional)


500 g de polpa de tomate


500 g de camarões


farinha de trigo para empanar o peixe


óleo para fritar


azeite de oliva


pimenta malagueta ou dedo de moça (opcional0






Lave bem o peixe, tempere com limão, alho e sal. Reserve. Depois de meia hora passe o peixe na farinha de trigo e frite em uma panela funda e não muito grande ( o segredo é que o peixe deve ficar mergulhado totalmente no óleo).


Depois de dourado, escorra em papel absorvente.


O molho de camarão é bem simples. Tempere os camarões com sal e limão.Refoque a cebola no azeite até murchar um pouco e junte os camarões e uma pitada de sal. Deixe fritar por uns 3 minutos e junte o molho de tomate, a pimenta, o coentro. deixe ferver por cinco minutos e corrija o sal.


Sirva o peixe acompanhado do molho de camarão com puré de batatas ou arroz branco.



Camarão Frito.




Ingredientes


• 1 kg de camarão médio com casca


• 2 dentes de alho picados


• suco de 1 limão


• 1/3 de xícara de óleo


• sal a gosto


Modo de Preparar


Tempere o camarão com o alho, o suco de limão e sal. Coloque na água fervente por 2 minutos e escorra. Esquente o óleo e frite o camarão até que fique dourado.


Rendimento: 6 porções

Fontes:



http://tudogostoso.uol.com.br


http://docelaurinha.blogspot.com/2008/04/bob-de-camaro.html


pt.wikipedia.org/wiki/Bobó


http://saborehistorias.blogspot.com/2010/01/bobo-de-camarao.html





Bobó de camarão na moranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário