Os botecos (diminutivo de botequins) são praticamente uma extensão da nossa casa. Raros são os freqüentadores que comem sozinhos - as quantidades das porções são calculadas sempre para quatro ou seis pessoas, o que garante maior sociabilidade entre os comensais. Impossível sentar-se à mesa sem experimentar seus tira-gostos, petiscos e aperitivos fritos em azeite ou óleo composto com uma boa cervejinha.
O Rio de Janeiro, é um dos redutos desses lugares boêmios, considerados como verdadeiros templos sagrados entre os freqüentadores.
São vários pratos e as mais variadas iguarias, entretanto, os tradicionais e mais comuns são: o filezinho acebolado, o frango à passarinho, a batata frita, a moela e o fígado de galinha acebolado, o chouriço, a lingüiça calabresa acebolada, a sardinha frita, o bolinho de bacalhau, o pastelzinho frito, o torresmo, a empadinha de camarão ou de frango, o aipim frito com carne seca, enfim, a partir de hoje procuraremos dedicar a esses pratos, as mais variadas receitas, suas histórias, curiosidades e quem sabe recebamos sugestões e dicas de nossos amigos visitantes.
*A capela pertenceu à Fazenda do Visconde de Asseca, donatário da Capitania
de Paraíba do Sul. Último remanescente material da presença dos poderosos
vis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário