Recados, receitas e sugestões...

quinta-feira, 25 de março de 2010

A suposta história da Batata frita e suas origens...

História da Batata e da Batata frita




Apesar de de dez entre dez pessoas gostarem da batata frita, apresento aqui a solicitação de minha esposa e meus filhos, loucos por batatas fritas, a mesma inclusive troca qualquer refeição por um bom prato de fritas e nossos filhos não fogem à regra; pois, filhos de peixe, peixinhos são.

A batata, nome popular do tubérculo solanum tuberosum, é conhecida por vários povos em todo o mundo. Hoje, é o quarto alimento mais consumido pelo homem, atrás apenas do trigo, milho e arroz. Sua proveniência mais correta diz ser originária da Cordilheira dos Andes e das ilhas do arquipélago chileno e peruano, na América do Sul, lá a batata é cultivada há mais de 2.500 anos. De lá, espalhou suas sementes pelos quatro cantos do planeta, levada no século XVI para a Espanha e, posteriormente, em outros países.

É interessante lembrar que os botânicos da época chegaram a considerá-la um afrodisíaco. Somente anos depois foi aceita como alimento, sendo mais cultivada principalmente na Irlanda e na Alemanha. Hoje, ela está presente no cardápio básico de quase todos os países, notadamente nos de clima temperado.

A batata está presente em solo europeu desde tempos imemoriais, sendo uma das principais fontes de amido do homem. Muito ainda se questiona, sobre a verdadeira origem da batata frita. A discussão principal está entre Bélgica, França e Espanha. O historiador belga Jo Gerard já menciona batatas serem fritas em 1681 nos Países Baixos Espanhóis, onde hoje se situa a atual Bélgica.

Na França há registros de receitas de batatas fritas no livro Les Soupers de la Cour, de Menon, em 1758. Inventada pelo médico francês Antonie Augustin (1772),  ele estudou as plantas com amido, especialmente as batatas. Anos depois, com o apoio do rei Luís XVI, criou uma campanha para a cultura da raiz. Em alguns países o nome do prato faz alusão à origem francesa, como french fries (fritas francesas), em inglês, onde sua forma mais conhecida é a de palitos. Histórias contam que as batatas fritas foram usadas pela 1ª vez num jantar de gala, em homenagem a Benjamim Franklin. Ele, pelo que dizem, não gostou da novidade.

Há ainda a alegação do prato ter sido criado na Espanha, primeiro país a receber as batatas do Novo Mundo. De acordo com o curador do Frietmuseum de Antuérpia, Bélgica; primeiro museu dedicado à Batata frita, Professor Paul Ilegems; Santa Teresa d'Ávila teria fritado as primeiras batatas, de acordo com o costume da cozinha Mediterrânea de pratos fritos. O museu encontra-se Instalado no mais antigo edifício de Bruges, do século 14, o Frietmuseum (Museu da Frita, em flamengo, dialeto holandês) pretende explicar essa afirmação "de forma didática", segundo seus fundadores, as peças expostas contam a história da batata desde sua origem no Peru, até sua chegada na Europa, pelas mãos dos conquistadores espanhóis, e a chegada à todo mundo, depois que soldados americanos e britânicos que lutavam na primeira Guerra Mundial, provaram do tubérculo frito vendidos nos portos belgas. O museu mostra a presença do prato na produção literária e artística belga, e apresenta objetos representativos do culto a batata frita na Bélgica.



Entrada do Museu da Batata Frita na Bélgica.


Embora não se possa determinar com precisão quem inventou a batata frita, pode-se determinar quem a aperfeiçou: os belgas. Na Bélgica, as batatas fritas são consideradas verdadeiras especialidades locais. Chega-se ao exagero de se dizer que, se você esteve na Bélgica e não comeu batatas fritas (de preferência, com cerveja), então você não esteve na Bélgica (mais ou menos como ir a Roma e não ver o Papa). Em todos os cantos de Bruxelas, capital da Bélgica, existem barraquinhas vendendo batatas fritas que, ao contrário da verdadeira mania americana do catchup, são consumidas à moda belga, com maionese. O termo americano para batatas fritas, french fries, na verdade é uma referência aos belgas; é que na Bélgica, 80% da população fala francês. Mas não é preciso ser belga ou americano ou espanhol ou italiano para gostar de batatas fritas.

Na verdade, quando você estiver com alguma dúvida sobre que acompanhamento servir para alguma refeição, experimente descascar, cortar e fritar algumas batatas. Todo mundo adora. É batata.

Consultas e pesquisas:


idealdicas.com/dica/?

pt.wikipedia.org/wiki/Batata_frita

iberica.forumeiros.com/batatas-fritas

BBC Brasil.com in: jullydream11.multiply.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário