Recados, receitas e sugestões...

sábado, 12 de setembro de 2009

Algumas receitinhas básicas:

LOMBO DE PORCO COM AMEIXAS

Ingredientes:

750 gr de lombo de porco
2 dentes de alho
1 colher de chá de massa de pimentão
1 colher de chá de colorau
2 colheres de açúcar
3 colheres de vinho branco
Margarina
Sal
Pimenta
Ameixas
Azeite

Modo de preparar:

Amasse os dentes de alho, a massa de pimentão, o colorau e um fio de azeite. Depois de tudo bem amassado, envolva toda a carne com essa mistura e por cima põem-se pedacinhos de margarina. Leva-se a assar em forno moderado, já recheado com as ameixas. Numa panela deitam-se as colheres de açucar e de vinho branco e leva-se a fogo brando. Quando já estiver duro, junta-se na panela o molho do assado. Serve-se às fatias com o molho, acompanhado de puré de batata e salada, ou brócolis.

COUVE À MINEIRA

Ingredientes:

Couve-manteiga
Azeite
Cebola
Sal
Alho.

Modo de Preparo:

Tome um maço de couve-manteiga, tire as folhas dos talos, lave bem, e, pondo umas sobre as outras, enrole-as e com uma faca afiada corte bem fininho. Torne a lavar, deixando-a escorrer num passador. Numa panela deite uma colher bem cheia de azeite, cebola picadinha, sal com alho e, quando o azeite estiver bem quente, junte a couve mexendo com uma colher até que a couve cozinhe. Esta maneira de couve deve ser feita quase na hora de servir, para ficar com um bonito verde. Não deixe cozinhar muito para não amarelar.


LOMBO DE PORCO RECHEADO

Ingredientes:

1 lombo de porco de 2 1/2 kg
2 dentes de alho socados
1 colher, das de sopa, de cebola picada
1 folha de louro Manjerona Cebolinha verde
1 copo de vinho branco seco
Caldo de 1 limão
2 colheres, das de sopa, de óleo
Pimenta-do-reino
Sal.

Recheio:

200 gr de presunto em fatias finas
5 fatias de bacon
12 azeitonas verdes sem caroços
3 ovos cozidos
Manteiga ou margarina
Salsa.

Modo de Preparo:

Escolha um lombo grosso e magro. Corte-o ao meio no sentido do comprimento (mas sem separar as duas partes), de maneira a obter um retângulo de carne. Leve-o, enxugue-o e deixe-o de molho por algumas horas numa vinha-d`alhos feita com o alho, a cebola, o louro, a manjerona, a salsa, a cebolinha verde, o vinho, o limão, a pimenta, o óleo e o sal, tudo bem misturado. Vire-o de vez em quando, para que fique bem temperado. Retire-o depois do molho, unte-o com manteiga ou margarina e cubra-o com as fatias de presunto. Corte o bacon em tiras e espalhe-o sobre o presunto. Faça o mesmo com as azeitonas cortadas ao meio. Arrume os ovos cozidos (em 4 pedaços) enfileirados no centro do lombo. Polvilhe com a salsa bem picada. Enrole o lombo como se fosse um rocambole e amarre-o com barbante em todo o comprimento. Unte-o externamente com óleo ou margarina e coloque-o numa assadeira. Coe a vinha-d'alhos e misture 1/2 copo de água. Leve o lombo ao forno e regue-o de vez em quando. Quando estiver macio e bem tostado, retire-o. Solte o barbante e sirva. Acompanhe com farofa, purê de batatas ou maçãs assadas ao forno. Vinho tinto é a bebida para acompanhar este prato. Esta receita da para 8 pessoas.

TUTU DE FEIJÃO

Ingredientes:

3 xícaras de feijão cozido
1 1/2 xícara de caldo de feijão
4 colheres, das de sopa, de banha ou azeite
2 cebolas batidinhas 2 dentes de alho socados
2 colheres, das de sopa, de salsa e cebolinha verde picadinhas
Sal
Pimenta-do-Reino
malagueta
Farinha de mandioca
Ovos cozidos
Couve à mineira
Linguiça frita.

Modo de Preparo:

Doure na banha, ou azeite, o alho e a cebola, junte o feijão, o caldo e os cheiros verdes. Refogue bem e tempere com sal e pimentas. Sempre mexendo, vá adicionando farinha de mandioca, até obter boa consistência. Arrume na travessa e guarneça a superfície com rodelas de ovos cozidos e, ao redor, com couve à mineira e linguiça frita.

FAROFA CARIOCA

Ingredientes:

200g de toucinho cortados em pedaços
2oog de carne seca cozidos só em água e cortados
1 colher de manteiga
1 cebola média picadinha
2 ovos
sal a gosto
cebolinha e salsa
2 bananas picadinhas
meio pimentão verde e meio amarelo para enfeitar a farofa
100g de azeitonas
e 1 kg de farinha de mandioca

Modo de Fazer:

Toste o toucinho na própria gordura, depois junte a carne seca já cozida na mesma frigideira. Mexa misturando bem e separe em outra panela. Na frigideira, com a gordura do toucinho e da carne seca, ponha manteiga e frite os ovos. Acrescente a cebola picada, mexa, ponha a salsa e a cebolinha. depois passe tudo da frigideira para a panela onde estavam o toucinho e a carne seca. Junte as bananas picadas e por último as azeitonas. Agora, sim, despeje a farinha e mexa tudo em fogo brando por uns 5 minutos. Passe para uma travessa e decore com os pimentões coloridos.

FEIJOADA COMPLETA

Ingredientes:

1 kg de feijão preto
500 gr de carne seca
500 gr de lombo salgado
1 pé de porco 1 orelha
1 paio
500 gr de linguiça
Óleo
1 cebola batidinha
3 dentes de alho socado
Farinha de mandioca
Laranja.

Modo de Preparo:

Ponha o feijão preto de môlho em água fria, de véspera. Em vasilha separada, ponha as carnes de môlho, depois de bem lavadas. Mode a água duas ou três vezes, para tirar bem o sal. Cozinhe feijão e carnes em panelas separadas. Quando o feijão estiver quase cozido, junte tudo na mesma panela. Faça um refogado com o óleo, cebola e alho. Junte algumas colheradas de feijão, amasse e despeje na panela da feijoada. Prove o sal. Quando tudo estiver cozido, ponha o feijão numa terrina e as carnes numa travessa. Sirva, numa molheira à parte, um môlho frio, feito com pimenta-malagueta amassada, salsa, cebolinhas picadas e bastante caldo de limão. A feijoada é servida com farinha de mandioca e fatias de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário