Recados, receitas e sugestões...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A pedido da amiga Mônica Pinheiro, segue o histórico da Quiche e algumas receitas para ilustrar.

A Quiche.

A Quiche é uma deliciosa torta salgada de origem européia, a base de creme e queijo sem cobertura e que pode ser acrescida de diversos ingredientes.
Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, ele é originário da Alemanha, do reino medieval de Lothringen, que os franceses posteriormente batizaram de Lorraine. A palavra "quiche" vem do alemão "kuchen", que significa torta. A quiche Lorraine original era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado queijo à quiche Lorraine. Adicionando cebolas obtem-se a quiche Alsaciana. A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial, e nos Estados Unidos, na década de 1950.A quiche lembra uma empada aberta e até a massa é bem similar. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche Lorraine, até aqueles com alho-poró, champignon, espinafre e mesmo peixes, como o salmão. A quiche pode ser apreciada como um prato de entrada, um lanche, uma refeição. Pode também ser servido em festas e outros eventos.

Algumas dicas:

* Varie o recheio das quiches, use espinafre cozido e picado, brócolis e faça a combinação de queijos que desejar.

* Para uma receita mais light, use legumes e queijos mais magros, a ricota pode ser empregada com muito sucesso.

* Para variar a massa, basta acrescentar ervas diferentes como orégano, sálvia ou outras similares, desidratadas.

* Os tomates secos ficam perfeitos quando picados e acrescidos ao recheio.
* Cuidado com a combinação excessiva de queijos, pois estes, com sabor muito forte, podem acabar com o gosto dos mais suaves.

* Congele a quiche assada e descongele em forno convencional ou elétrico; o icroondas só pode ser usado para refeições sem cerimônia.

* A quiche também pode ser servida como acompanhamento de vários tipos de carnes, especialmente aves, mas preferencialmente sirva como uma entrada ou como aperitivo, depende da ocasião.

* A quiche combina especialmente com vinhos.
Algumas receitas:

Quiche de queijo e bacon




Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo (controlar), 100g de manteiga com sal em temperatura ambiente, 1 ovo.

Recheio:

2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola picadinha, 1 xícara de leite, 2 ovos, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 xícara de queijo mozarela
bem picadinho, 1 xícara de queijo provolone defumado bem picadinho, 100g de requeijão cremoso,1/2 xícara de azeitonas picadas, 1/2 xícara de bacon em cubinhos frito e escorrido.

Modo de preparar:

Misture a manteiga com o ovo e depois a farinha aos poucos até o ponto de massa de modelar, cuidado pode ser um pouco menos do que indica a receita. Forre com esta massa forminhas ou um refratário redondo de torta de tamanho médio, basta espalhar com a ponta dos dedos, fure com o palito toda a superfície e asse
até dourar levemente, aproximadamente 10 minutos em forno médio/baixo. Para o recheio, derreta a manteiga, coloque a cebola, deixe murchar e reserve. No liqüidificador, ovos, leite, requeijão e farinha de trigo. Misture na cebola e leve ao fogo,mexendo sempre até engrossar. Fora do fogo, misture os queijos, bacon,azeitona. Recheie e leve ao forno para dourar, aproximadamente 20 minutos.

Quiche aos quatro queijos





ingredientes:

Para a massa: 100 gramas de margarina, 1 ovo, um pouquinho de sal e misturei tudo com farinha de trigo até dar ponto de soltar da mão.
Forre o fundo da forma com fundo removível e reserve.

Para o recheio, bata no liquidificador:
1 copo de requeijão cremoso, 4 ovos inteiros, 2 xícaras de queijo mussarela picado, 2 xícaras de queijo prato também picado e 2 caixinhas de creme de leite. Divida os ingredientes para bater em dois tempos, em uma vasilha junte a pasta que formou com um saquinho de 100g de queijo parmesão ralado grosso e acerte o sal. Despeje na forma forrada com a massa, e leve ao forno por mais ou menos uns 30 a 40 minutos..até ficar dourado.Depois desenforme e decore com umas pimentas dedo de moça.Fica sensacional !

Quiche Lorraine




Ingredientes:

MASSA :
100 gr de farinha de trigo
40 gr de manteiga
15 ml de água com sal
1 gema

RECHEIO :
120 gr de toucinho em cubinhos, bem frito
120 gr de queijo gruyére em cubinhos
2 ovos
1 gema
200 ml de creme de leite
1 colher ( sopa ) rasa de farinha de trigo, peneirada com :
1/2 colher de ( café ) de fermento em pó sal, pimenta e noz- moscada queijo parmezão ralado

MASSA :
Amasse a farinha e a manteiga até formar uma farofa. Junte a água e a gema e misture bem, até soltar das mãos. Embrulhe em filme de PVC e deixe descansar, na geladeira, por 1 hora. Abra a massa, coloque numa forma desmontável e asse no forno quente sem dourar. Reserve.

RECHEIO :
Bata os ovos, a farinha e o creme de leite. Tempere com sal , pimenta e noz-moscada. Coloque o toucinho e o queijo na fôrma sobre a massa pré-assada. Cubra com a mistura de creme de leite e polvilhe com o queijo parmezão. Asse em forno quente até o recheio estar firme e asuperfície bem dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário