Recados, receitas e sugestões...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Gelatina Doce curiosidade.




A Gelatina é uma sobremesa rápida , fácil de fazer e está disponível nos mais variados sabores e cores. Mas para muitas pessoas ela é verdadeiramente um a incógnita. De que é feito, como vira pó? Vamos tentar esclarecer algumas dessas dúvidas. E veremos como é doce saciar a curiosidade!!!

Tem gente que vai torcer nunca mais comer gelatina na vida. Mas é preciso dizer a verdade: a gelatina é produzida a partir da pele, dos ossos e dos tendões, as fibras que unem os músculos aos ossos, de animais como bois e porcos. A primeira vista pode não parecer muito apetitoso. Mas faz todo o sentido se a gente souber que a gelatina nada mais é do que um tipo de proteína, chamado de colágeno, que existe em grande quantidade nessas partes do corpo dos animais, e do nosso próprio organismo também.

Para se transformar em gelatina, a pele, os ossos e os tendões de bois e porcos passam por um longo processo. Primeiro, eles são lavados. A seguir são fervidos em água para a retirada da gordura. Depois, passam um bom tempo de molho em uma solução ácida ou alcalina (o contrário de ácida). Essa etapa é muito importante, porque é quando o colágeno começa a ser quebrado em pedaços menores, o que permite que ele se torne solúvel, ou seja, que se dissolva em água.

Bom mais o processo não acaba aí, após retirar o colágeno de peles, ossos e tendões, transformar o colágeno e me líquido, será preciso submetê-lo a uma secagem, formando aí folhas de gelatina, que encontramos em casa de produtos naturais. Se forem trituradas essas folhas darão origem a um pó que, misturado a açúcares, corantes e aromatizantes, formarão a gelatina que conhecemos e compramos no mercado.

Então, aprendeu como se faz ? E agora, pronto(a) para degustar uma gelatinazinha geladinha ?

Fonte: Revista Ciências Hoje das Crianças, Ano 20. nº 181, Julho de 2007. pp.3 a 5.

Algumas receitinhas:

Gelatina Colorida

INGREDIENTES

2 gelatinas a gosto
0,5 litro de agua a ferver para a gelatina
2 pacotes de natas 1 lata de leite condensado.
1 Folha de gelatina sem sabor

MODO DE PREPARAÇÃO


Faca a gelatina só com a agua a ferver, mexa muito bem até desfazer bem. Deixe arrefecer e solidificar. Corte a gelatina em cubos. Bata as natas e junte-lhe o leite condensado.
Coloque a folha de gelatina de molho e em seguida desfaca-a muito bem com um pouco de agua a ferver (pouca) e misture-a ao leite condensado e às natas.
Junte os cubos de gelatina e deite numa forma passada por agua fria e leve ao frigorifico até prender bem.

Gelatina Mosaico

INGREDIENTES

5 pacotes de gelatina decores e sabores diferentes (uva, morango, limão, framboesa, abacaxi)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
1 lata de leite condensado
1 medida (da lata) de leite

MODO DE PREPARO

Prepare cada gelatina separadamente, diluindo cada uma em uma xícara(chá) de água fervente. Coloque em formas retangulares ou quadradas. Deixe esfriar e leve à geladeira, até que fiquem bem consistentes. Retire da geladeira e corte em cubos. Junte 5 colheres(sopa) de água fria à gelatina sem sabor e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Bata no liqüidificador o leite condensado com o leite e a gelatina sem sabor dissolvida até obter uma mistura homogênea. Distribua os cubos de gelatina em taças individuais, despeje sobre eles a mistura de leite condensado e leve à geladeira até ficar bem consistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário