Recados, receitas e sugestões...

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os puris, os coroados e os coropós.



"Durante um certo tempo, mantiveram entre si relações belicosas, apesar de falarem idiomas muito parecidos, com tantas afinidades linguísticas, como o português e o espanhol. No plano cultural, tinham também muitos pontos em comum e algumas diferenças. Alguns grupos só foram encontrados no século XIX.
O nome puri, é uma designação pejorativa dada a esse povo pelos seus vizinhos coroados, com quem viviam em guerra. Esse apelido acabou ficando como a identidade definitiva. O nome coroado também é um apelido, criado pelos portugueses, por causa do corte de cabelo desses índios. Não se tem notícia da origem do nome coropó, mas existem algumas descrições sobre os índios que recebiam essa designação.
Segundo documentos de alguns observadores, esses três povos, ao contrário dos tupis, não eram grandes agricultores. Praticavam uma agricultura muito simples. No século XIX, os coropós, já em contato com a população regional do Norte Fluminense, cultivavam milho, abóbora, banana, cará, feijão e algumas árvores frutíferas, criavam galinha e possuiam cachorros. No entanto os coroados eram, dos três,os que mais se ocupavam de tarefas agrícolas, dominavam técnicas mais elaboradas de cozinha e eram considerados bons oleiros e ceramistas. Fabricavam potes, cântaros, jarros, gamelas, alguidares, utensilios, como peneiras de vime, cestas de palhas de várias formas e tamanhos, semelhantes às fábricadas pelos tupis e cuias. Preparavam farinha de milho em pilão cilindrico de madeira."

Extraídos de: "Aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro - Freire, José Ribamar Bessa - EdUERJ - 2009, pgs 31-33"

2 comentários:

  1. Tá bem legal seu blog!!!
    Continue assim...vai ficar cada vez melhor!!!
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e se quiser sugira receitas para serem postadas, que terei o prazer de pesquisar a história do prato e colocar aqui para partilhar com os amigos. Bjs. Te amo.

    ResponderExcluir